Filiado a:

Brasil arrecada muitos impostos e devolve pouco

Os últimos estudos para avaliar entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o país que oferece o pior retorno dos valores arrecadados e convertidos para o bem-estar da sociedade.

A informação consta de dados publicados pelo Impostômetro, um site que serve de base para mostrar instantaneamente o quanto estamos pagando de impostos no dia a dia.

Irlanda, Estados Unidos, Suíça, Coréia do Sul e Austrália são os países que melhor aplicam os tributos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Irlanda, nos últimos estudos, deixou o quinto lugar para surgir na liderança, como o país que melhor reverte a carga tributária à população, com serviços públicos de qualidade.

O Brasil, que tem uma arrecadação altíssima, tem um péssimo desempenho no item retorno do valor, aparecendo como o último colocado, ficando atrás inclusive de países da América do Sul, como Uruguai (12º) e Argentina (20º)

O trabalho publicado procurou mensurar os trinta países de mais elevada carga tributária (arrecadação em relação à riqueza gerada – PIB) e verificar se os valores arrecadados estariam retornando para a sociedade, através de serviços de qualidade, que viessem a gerar bem-estar à população.

Carga Tributária é a relação percentual obtida pela divisão do total geral da arrecadação de tributos do país em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) em um ano, pelo valor do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, a riqueza gerada durante o mesmo período de mensuração do valor dos tributos arrecadados, sendo, como exemplo, no Brasil.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.

O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbubul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em seu relatório anual. O IDH é um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais.

O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, pode-se afirmar que esse país é o que atingiu maior grau de desenvolvimento.

Para atingirmos o objetivo deste estudo, providenciamos a criação de um índice que pudesse demonstrar o nível de retorno à população dos valores arrecadados com tributos, em cada país.

O IRBES – Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade, é resultado da somatória da carga tributária, ponderada percentualmente pela importância deste parâmetro, com o IDH, ponderado da mesma forma. Países em que os impostos trazem mais bem-estar à sociedade.

Ranking

IRBES – Índice de Retorno e Bem-estar Social

1º – IRLANDA
2º – ESTADOS UNIDOS
3º – SUIÇA
4º – CORÉIA DO SUL
5º – AUSTRÁLIA
6º – JAPÃO
7º – CANADÁ
8º – ISRAEL
30º – BRASIL – Imposto demais e retorno de menos

 

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.