Os novos beneficiados fazem parte dos 3,5% (1,9 milhão) de cadastros que apresentaram, em fevereiro, inconsistências na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e foram reprocessados pela empresa. O objetivo é garantir o direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisão adicionais.
Neste ano, 24.255 milhões de trabalhadores foram considerados elegíveis a receber o benefício. O volume de recursos liberados soma mais de R$ 22,62 bilhões.
Com o aumento do salário mínimo em 1º de janeiro, o valor do abono salarial passou a variar de R$ 101 a R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses de 2020.
Saiba como consultar sua situação:
Os interessados já podem checar a situação por meio dos seguintes canais: aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e/ou plataforma serviços do trabalho no Portal Gov.br.
Para saber se tem algo a receber, é preciso acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O download é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store, ou no portal Gov.br, por meio do endereço eletrônico.
Para obter o documento digital, o trabalhador vai precisar do número do CPF e deverá criar uma conta autenticada no portal Gov.br. Após o login, o trabalhador deverá consultar a opção “Benefícios”, no menu inferior, e depois selecionar “Abono salarial”. Outra opção é ligar para o telefone 158.
O número da Caixa para saber do PIS é 0800-726-0207.
O trabalhador ainda pode ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil 4004-0001 ou 0800-729-0001. Outra forma de consultar o Pasep é pela internet, no site do Banco do Brasil. Para descobrir se você está na lista dos beneficiários, basta preencher o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento.
Segundo a Dataprev, equipes técnicas da Dataprev estão em fase final de desenvolvimento do módulo tecnológico na CTPS Digital que permitirá ao cidadão visualizar os motivos de inelegibilidade. Com isso, a nova funcionalidade estará disponível para consulta até sexta-feira (dia 18).
Pagamento
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), os trabalhadores que foram reprocessados e habilitados nesta última rodada, têm previsão de receber os recursos da seguinte forma:, os pagamentos serão feitos nos dias 29 e 31 de março. No dia 29, recebrão os trabalhadores que, no calendário regular, estavam previstos para receber em fevereiro. No dia 31, será a vez dos trabalhadores que, no calendário ordinário, estavam previstos para receber em março.
Antes de ir ao banco, o beneficiário deve verificar a sua situação, segundo o governo.
Veja o calendário:
PIS
A liberação ocorrerá de forma escalonada, e o dinheiro ficará disponível para saque até 29 de dezembro.
Mês de nascimento x Data de pagamento
Janeiro – 08/02/2022
Fevereiro -10/02/2022
Março – 15/02/2022
Abril – 17/02/2022
Maio – 22/02/2022
Junho – 24/02/2022
Julho – 15/03/2022
Agosto – 17/03/2022
Setembro – 22/03/2022
Outubro – 24/03/2022
Novembro – 29/03/2022
Dezembro – 31/03/2022
Pasep
O saque vai depender do número de inscrição do servidor público. O prazo para retirada também será 29 de dezembro.
Número de inscrição x Data de pagamento
0 e 1 – 15 de fevereiro
2 e 3 – 17 de fevereiro
4 – 22 de fevereiro
5 – 24 de fevereiro
6 – 15 de março
7 – 17 de março
8 – 22 de março
9 – 24 de março
Como sacar?
Trabalhadores com conta-corrente ou caderneta poupança na Caixa ou no Banco do Brasil recebem o crédito diretamente em conta. Os demais podem procurar os bancos para o saque, levando um documento de identificação oficial com foto e o número do PIS/Pasep. Esse número pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.
Quem tem poupança social digital da Caixa pode movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem.
Também é possível sacar usando o Cartão do Cidadão com a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e postos Caixa Aqui, de acordo com o calendário de pagamento.