O principal objetivo da campanha é celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, debater e conscientizar a população em geral sobre as desigualdades de gênero, além de destacar a importância da conquista do direito ao voto das brasileiras.
A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), afirma que é “fundamental celebrar os 90 anos de direito ao voto feminino no Brasil e enaltecer o empenho de mulheres que participaram do movimento sufragista, e enfrentaram as dificuldades de serem as primeiras mulheres eleitas”.
Ela ressalta que ainda há desafios a serem alcançados para ampliar a participação das mulheres na política, em todos os níveis e esferas de poder. “Nossa luta não é fácil, mas seguimos firmes, inspiradas por nossas antecessoras e dispostas a construir um caminho cada vez menos tortuoso para as próximas que virão”, declarou Celina Leão.
Já a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) afirma que o debate sobre o voto feminino coloca em evidência “uma parte da história das mulheres e algo importantíssimo a ser lembrado: a vida das mulheres na política nunca foi fácil e, até hoje, é um desafio imenso para elas existirem e resistirem na vida pública”.
Tereza Nelma ressalta que, como procuradora da Mulher na Câmara, uma das partes mais importantes de seu trabalho é ampliar os instrumentos disponíveis para que as mulheres possam viver uma vida livre de violência. “E isso inclui o combate à violência política, que insiste em nos excluir dos espaços públicos para que nossas vozes não sejam ouvidas.”
Programação
- 2º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher
Dia 7 de março, das 9 às 17 horas
Participe pelo portal e-Democracia - Entrega da Medalha Mietta Santiago
Dia 8 de março, às 9 horas
Criada em 2017 por iniciativa da Secretaria da Mulher, a condecoração visa valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.
- Iluminação especial do prédio do Congresso
Dia 8 de março, às 19 horas - Ato pela assinatura da Convenção 190 da OIT sobre violência e assédio no trabalho
Dia 9 de março, das 17 às 18h30
Participe pelo portal e-Democracia - Debate sobre o enfrentamento à violência política
Dia 15 de março, às 10 horas
Participe pelo portal e-Democracia - Ação de conscientização sobre endometriose, por solicitação da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora de projeto de lei que cria o Dia Nacional da Endometriose
Dia 15 de março, às 15 horas
Participe pelo portal e-Democracia - Seminário “Avanços Legislativos e Preparação das Candidaturas Femininas para as Eleições de 2022”
Dia 21 de março, das 9 às 17 horas
Participe pelo portal e-Democracia - Debate sobre mulheres indígenas na política
Dia 22, das 10 às 11h30
Participe pelo portal e-Democracia - Debate sobre os 90 anos do voto feminino no Brasil
Dia 29, das 15 às 17 horas
Fonte: Agência Câmara de Notícias