Filiado a:

UITA promove a “I Oficina Sindical América Latina”

Uma oficina de estudos envolvendo os principais sindicalistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Europa (Espanha-Itália) está sendo organizada pela UITA rumo à Cúpula do Clima (COP 30), através de uma videoconferência “online” no dia 5 de novembro, próxima terça-feira, com tradução simultânea para o espanhol, português, italiano e inglês.

O objetivo do encontro é integrar o movimento sindical latino-americano e europeu para uma ação sindical organizada e qualificada na COP 30, que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará no ano que vem.

Programa

O programa abre com uma contextualização sobre “Por que estamos aqui (Rel-UITA). Durante os primeiros dez minutos, serão esclarecidos pontos sobre o que está acontecendo com o meio ambiente; a importância de debater sobre incêndios, desmatamento, latifúndios, monocultivo, pecuária extensiva, agrotóxicos e a contaminação de águas e alimentos.

Posteriormente especialistas italianos e espanhóis farão um relato sobre experiências de negociação sindical durante 30 minutos, trazendo exemplos do que ocorre nos seus países.

Em seguida será a vez da América Latina, onde as confederações sindicais do Brasil, Argentina e Uruguai, também terão 30 minutos para relatar suas experiências em negociação sindical. Deste quadro estarão participando dirigentes da Contratuh e da Nova Central Sindical, entre eles os presidentes Wilson Pereira e Moacyr Auersvald.

Após este debate todos terão conhecimento de pesquisas sobre temas de interesse da classe trabalhadora, com participação das universidades Federal de Santa Catarina e de Mogi das Cruzes, São Paulo.

Por fim haverá debates, por 30 minutos, onde estarão em pauta novos temas na negociação coletiva e organização, com vistas à COP 30

Organização

São organizadores a Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) | rel-uita.org; Observatório de Saúde e Trabalho no Agronegócio (ObAgro) | obagro.com.br; Confederações Nacionais dos Trabalhadores da Alimentação do Brasil (CNTA e CONTAC); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH); Federações Nacionais da Agroindústria da Argentina; Federações Nacionais da Agroindústria do Uruguai; Federações de Trabalhadores da Indústria e dos Serviços – Comissiones Obreras (CCOO – Espanha) | industria.ccoo.es/Inicio – ccoo-servicios.es; Federazione Lavoratori AgroIndustria – FLAI / CGIL (Itália) – flai.it

Haverá espaço também para se discutir: Meio ambiente e mudança climática nas cadeias de produção / cadeias de valor da agroindústria, a partir das 12:30 Brasil, Argentina e Uruguai e 16:30 na Espanha e Itália.

Apoiam este evento o Laboratorio de Salud Laboral (LASAT) – Departamento de Salud Pública – Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil | ufsc.br; Instituto Complutense de Sociología para el Estudio de las Transformaciones Sociales Contemporáneas (TRANSOC – ucm.es/transoc); Fundación 1º. de Mayo – (CCOO – España) | 1mayo.ccoo.es; Fundación METES (CGIL – Italia) | fondazionemetes.it e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: UITA

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.