Nos dias 30 e 31 de outubro, Belo Horizonte está recebendo o I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, ação que pretende fomentar o desenvolvimento econômico regional, e repensar práticas que contribuam para o crescimento ambiental e cultural com responsabilidade.
Cerca de 650 pessoas participam nestes dois dias, na expectativa que a iniciativa contribua para a geração de empregos e contribua para fomento da rede hoteleira e para as vendas do comércio local. A expectativa dos organizadores é de que haja um impacto duradouro com soluções inovadoras e com práticas que valorizem a sustentabilidade econômica e ecológica.
A promoção da Efkaz Turismo e Cezário ESG, tem apoio do Governo de Minas Gerais, pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, Sistema Fecomércio – Sesc e Senac e Instituto Fecomércio de Sustentabilidade.
O encontro é composto de palestras com especialistas e profissionais de todo o Brasil em workshops e painéis práticos. Haverá também uma mostra de negócios, com expositores do setor, trazendo produtos e serviços inovadores, fortalecendo o networking e criando parcerias e estratégias. Os principais temas do evento são governança, inovação, economia circular, gestão sustentável e preservação do patrimônio.
Contratuh presente
Um dos representantes da Confederação Nacional de Turismo e Hospitalidade, Contratuh é o diretor executivo, Wilson Avelino de Souza, que também é Conselheiro Estadual de Turismo, representando os trabalhadores, além de presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Hotéis, Bares, Restaurante e em Turismo e Hospitalidade de Curvelo, Diamantina e Microrregião do Médio Rio das Velhas e Três Marias – Sechobares/MG.
“Esperamos extrair deste encontro pontos muito positivos para nossos trabalhadores, pois entendemos que se trata de um evento de muito valor para cada vez mais desenvolvermos a política sindicalista, que é fundamental para todos. O turismo sustentável está ligado a proteção ambiental, mas só será perfeito quando atender bem os nossos visitantes, não esquecendo o trabalhador e as comunicais locais. Só assim vamos conservar nossa história, preservar o meio ambiente, gerando emprego e renda”, ressaltou Wilson Avelino de Souza.
………..