Filiado a:

PIB, empregos e salários têm aumentos positivos

O aumento do PIB, crescimento do emprego e ganhos no valor médio dos salários, as negociações coletivas dos trabalhadores também têm resultados positivos. A informação é do Dieese, baseado em 166 acordos coletivos firmados durante o mês de setembro. A Agência Sindical entrevistou o técnico do Dieese, Luís Ribeiro, monitor do banco de dados das negociações coletivas, baseado no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho. Os dados deixam fora, por enquanto, o acordo nacional dos bancários, com aumento real nos salários, melhora nos pisos e ganho pela Participação nos Lucros – PLR. Também não inclui acordo firmado pela FEM-CUT, no Estado de São Paulo, com aumento aos metalúrgicos de 1.2 acima do INPC.Os números gerais do “Boletim” mostram ganho real de 89,2% nos acordos firmados em setembro. Por região, informa Luís Ribeiro, os acordos distribuem-se assim: 30% no Sul, 30% no Sudeste, 15% Norte/Nordeste e o restante pelas demais regiões.

Motivo

O técnico do Dieese elenca vários motivos. Ele diz: “Estamos vivendo um ciclo virtuoso na economia brasileira. Os aumentos no emprego e na renda são dois fatores efetivos para esses ganhos reais nas negociações por categoria ou em acordos coletivos com empresas”.

Crescimento

Até julho, os aumentos reais divulgados pelo Boletim do Dieese eram de 83,4%; subiram em agosto pra 84,1%; já em setembro o saldo positivo chega perto dos 90%. Abaixo da inflação, nesses três meses: 6,4% em julho; 8,7% em agosto; e 6% em setembro.

Todos os dados, em detalhes por ser acessados no site do Dieese – www.dieese.org.br.

Fontes: Dieese e Agência Sindical

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.