Até agora foram quatro reuniões técnicas – em janeiro, maio, julho e outubro de 2024. Agora será o encontro final de ministras e ministros de políticas para mulheres dos países membros e convidados do G20. Será na sexta-feira (11). O Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres (EWWG, em inglês) foi criado durante a presidência da Índia em 2023 e tornou-se uma das grandes novidades para a presidência brasileira.
Sob coordenação do Ministério das Mulheres, o GT pautou a igualdade através da autonomia financeira de mulheres e política de cuidados; o enfrentamento a todos os tipos de violência contra mulheres, principalmente à misoginia facilitada pela tecnologia, e a ação climática com perspectiva de gênero.
No início da semana as delegações realizaram a última reunião técnica do GT sob a presidência brasileira para tratar dos últimos detalhes para a declaração ministerial e a expectativa é que a aclamação ocorra na sexta-feira (11).
Evento paralelo
Na quinta-feira (10), a partir das 09h, será realizado o Evento Paralelo: a integração da perspectiva de gênero no G20, fruto de parceria do Ministério das Mulheres com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O evento acontecerá no Hotel Meliá Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília.
O evento é fechado para o público inscrito das reuniões técnicas e contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva.
Confira a programação clicando aqui.
………..