Filiado a:

Fortaleza vai discutir a regionalização do turismo

Dias 24 e 25 de outubro em Fortaleza (CE) O Ministério do Turismo promove dois importantes eventos para estimular o desenvolvimento do turismo regional no Brasil: o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Vão se reunir gestores públicos e representantes do setor de todo o país para debater e promover estratégias de fortalecimento das políticas públicas no ramo.

Organizado por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e da Coordenação-Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, o seminário pretende alinhar as ações de regionalização à nova Lei Geral do Turismo (LGT) e o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A proposta é aproximar ações em todos os níveis de governo, criando um canal efetivo de interlocução e de acompanhamento das iniciativas na área.

A programação do seminário terá a cerimônia de abertura às 13h do dia 24. Na sequência, haverá palestras de representantes regionais do turismo dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Roraima. Na ocasião, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos e Normativos do MTur, Wilken Souto, apresentará as principais mudanças e impactos da nova LGT.

O seminário aguarda 300 participantes, entre secretários municipais de Turismo, presidentes de conselhos municipais do setor, gestores públicos e privados e membros de instâncias de governança regionais. A expectativa é que o evento contribua para a troca de experiências e o aprimoramento das políticas de regionalização do turismo em todo o Brasil. Será a primeira vez que os interlocutores estaduais se reunirão com o objetivo de expor e compartilhar ações.

Experiências

No dia 25 de outubro, haverá uma Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais, quando serão compartilhados casos de sucesso e boas práticas no desenvolvimento de produtos regionais de turismo. O intercâmbio de conhecimento entre as diferentes regiões brasileiras é uma das grandes apostas para fomentar o crescimento sustentável do setor.

Além de palestras, o evento contará com uma Vitrine de Produtos Regionais, onde as IGRs vão apresentar produtos turísticos e culturais. Será um momento de troca de ideias, mas também de oportunidades comerciais e fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico local.

Os participantes terão dois ambientes: um seminário tradicional e uma sala de conversas, mais informal, onde vão discutir iniciativas bem-sucedidas na área e os desafios enfrentados pelas IGRs na promoção do turismo regional.

Fonte: Ascom MTur, por Cacau Bispo e foto de Roberto Castro

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.