O dia 27 de setembro 1980 foi declarado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o Dia Internacional do Turismo, fomentando o conhecimento entre a comunidade internacional da importância do turismo e seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. A data é corresponde ao final da alta temporada turística do hemisfério norte e ao começo dessa temporada no hemisfério sul.
A principal finalidade da celebração é fomentar em todo o mundo o conhecimento da importância do turismo na vida interurbana, inter-regional e internacional dos cidadãos, ressaltando o interesse dos valores sociais, culturais, políticos e econômicos desta atividade humana, cujo objetivo essencial é colocar-se a serviço da necessidade e desejo das pessoas de visitar, conhecer lugares, costumes, pessoas e de desfrutar com eles dos benefícios do convívio.
Em muitos países do mundo o turismo se transformou, no século XX, em uma das atividades econômicas mais importantes. No Brasil esta atividade está ligada a áreas históricas e ao nosso enorme litoral. Aqui ele impulsiona o mundo econômico como gerador de empregos e fonte de divisas, mas que influi fortemente nos resultados de outros setores, no aumento da qualidade de vida, na conservação dos atrativos naturais e artísticos e na preservação e melhoria do meio ambiente.
Conforme a ONU Turismo, “este setor desempenha um papel vital como catalisador para fomentar a paz e o entendimento entre nações e culturas. O turismo não é apenas uma potência socioeconômica para países em desenvolvimento, mas também pode unir pessoas em circunstâncias não adversas.”
Turismólogo
Além do dia Mundial do Turismo, é celebrado também o dia do Turismólogo, profissional indispensável para uma cultura de Paz!
Hoje o presidente da Contratuh, Wilson Pereira, fez questão de lembrar que “o turismólogo é um profissional extremamente importante para o turismo nacional. Está lado a lado com os trabalhadores representados pela Contratuh que trabalham no meio, para atender a população, viajantes, turistas de todos os cantos e daí a importância desses profissionais para o desenvolvimento do turismo. Estão sempre coordenando atividades ligadas a redes de viagens, hotéis, resorts, empresas de eventos, planejando e executando. A Contratuh tem o maior respeito por essa categoria que trata e cuida do turismo no Brasil e saúda a todos, com um abraço de agradecimento e reconhecimento de uma profissão que só nos traz boas divisas.
………