Uma pesquisa do Instituto DataSenado revelou que metade dos brasileiros considera difícil identificar se uma notícia é verdadeira na internet. Enquanto 72% dos entrevistados acreditam ter recebido notícias falsas nos últimos seis meses, 81% acham que as notícias falsas podem afetar significativamente o resultado eleitoral. O coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, disse que os resultados respaldam a Justiça Eleitoral nas regulamentações que possam evitar vantagens indevidas.
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou o panorama político de 2024, uma pesquisa nacional realizada desde 2008. Foram entrevistados 21.808 brasileiros de todas as regiões do país. 72% afirmaram ter tido contato com informações que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses. Para 81% dos ouvidos, essas notícias falsas podem afetar significativamente o resultado eleitoral, enquanto que 31% acreditam que o principal motivo de compartilhar uma notícia falsa é querem mudar a opinião das pessoas. Outros 30% alegam que a razão é não saber que uma notícia é falsa.
Segundo o coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, metade das pessoas considera difícil identificar se uma notícia é ou não verdadeira nas redes sociais.
“A população brasileira é majoritariamente usuária das redes sociais. 93% da população utilizada alguma rede social, inclusive aplicativos de mensagens como o whatssap ou telegram. Entre essa população usuária de internet, 72% relatou ter acessado notícias, nos últimos seis meses, que desconfiam ser falsas. Um número bastante relevante e que mostra a abrangência desse fenômeno das notícias falsas.
A pesquisa também revelou que para dois terços dos entrevistados, a democracia é sempre a melhor forma de governo. O DataSenado verificou que o apoio a democracia é maior entre brasileiros que conseguem identificar notícias falsas, assim como entre os que possuem um maior nível de escolaridade. Para mais de 80% dos entrevistados, a responsabilidade de conter a dissiminação das fake news é das plataformas de redes sociais, como relatou Varanda:
“Estes resultados são muito robustos, pois dão respaldo a Justiça Eleitoral, para que cumpra as regulamentações, de forma que nenhum candidato possa ter vantagem indevida, em especial aqueles que não respeitam as leis eleitorais e que recorrem às notícias falsas, pra ganhar vantagem na disputa.”
O panorama político é uma série de pesquisas do DataSenado, feito desde 2008. Esta foi a primeira vez em que foram feitas estimativas por unidades da Federação reforçando a representação parlamentar federativa do Senado Federal. O estudo faz parte também das celebrações dos 20 anos do DataSenado, comemorado em dezembro.
Fonte: Agência Senado por Marcella Cunha
============