(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CENTRAL DOS BENEFÍCIOS

Contratuh alerta sindicatos para que se preparem para negociar

Agilberto Serápio, Geraldo Gonçalves Filho, Samuel Antunes e Jéssica Marques

“A maior estratégia de negociação é o preparo, pois ele oferece poder e tem um valor que equivale a legislar”, alertou ontem (8/8) o advogado Agilberto Serápio, falando de negociação coletiva. Ele foi endossado pelos demais palestrantes da tarde, Geraldo Gonçalves Filho, Samuel Antunes e Jéssica Marques, na abertura dos Seminários Regionais, que a Contratuh começou a realizar neste segundo semestre.

O primeiro encontro foi com os dirigentes sindicais do Sudoeste, num momento avaliado como importantíssimo e extremamente produtivo. Além de Agilberto Serápio, outros palestrantes enfatizaram a importância da preparação sindical, alertando que assinada uma convenção já é preciso começar a se municiar para a próxima, ou seja: é fundamental que o sindicalista esteja em constante contato com suas bases, analisando, argumentando, conversando e se preparando para o que vem pela frente.

“Não é preciso estabelecer uma guerra ou manter uma distância hostil com os patrões. Não podemos ter o patrão como um adversário”, ressaltou Geraldo Gonçalves Filho, secretário geral da Contratuh que também palestrou aos participantes.

Samuel Antunes, do corpo de advogados da Contratuh discorreu sobre o “direito de oposição”, repassando a todos as formas mais convenientes de garantir esta postura a quem não quiser se filiar as entidades sindicais.

Todo o encontro serviu também para evidenciar o quanto é importante a manutenção do sistema confederativo e na avaliação inclusive dos que fizeram questionamentos e procuraram tirar suas dúvidas, houve uma unanimidade em considerar que a Contratuh cumpre muito bem o seu papel de orientação aos filiados e tem participação fundamental nas lutas do movimento sindical brasileiro, como uma constante guerreira em nome dos trabalhadores.

Preparo

“É importante saber lidar com o que já passou, o que foi acordado e começar, imediatamente uma nova busca de informações, municiar-se ao máximo, conviver com o trabalhador e com o empregador e principalmente evitar demoras na busca de informações. Sempre buscar auxílio jurídico e se necessário consultar as federações e a Contratuh, que sempre estão mais estruturadas para ajudar. É necessário uma avaliação se possui capacidade de influenciar decisões ou de resistir e contraposição. Daí a importância de ir bem informado e preparado para argumentar em qualquer embate”, recomenda Serápio

Jéssica Marques que foi mediadora do encontro e ao final fez uma análise das palestras, definiu que “é preciso uma boa formação e requalificação dos dirigentes sindicais, que precisam se especializar para ter habilidade e competência na hora de ir para as mesas de negociação e convenções da classe”.

Outro aspecto que ficou muito claro no encontro é quanto a necessidade do cumprimento de todas as providências legais, sobre prazos, fixação de editais bem elaborados e dentro dos prazos com extremo rigor. “Todos são pontos indispensáveis para que as convenções e acordos não sofram impedimentos”.

Tecnologia de informação

Jornas Dutz e Stefan Fellipe Klemz, da Direta Sistemas

No início dos trabalhos do seminário os diretores comerciais da Directa, empresa especializada em tecnologia de informação, fizeram a apresentação de vários produtos que atendem o movimento sindical e que facilitam sobremaneira a administração do setor, utilizando de plataformas e até inteligência artificial para controlar cadastros e meios de proteção antivírus que eliminam uma série de dificuldades que muitas vezes atormentam a administração de pequenos e até gigantescas unidades sindicais.

A forma de credenciamento, de preenchimento de cadastros e a utilização para fins de divulgação e imediato contato com toda a rede de filiados, que pode ser administrada até de um simples celular, facilitando ao máximo o intercâmbio entre a cúpula sindical, filiados e seus familiares.

Stefan Fellipe Klemz e Jonas Dulz, ambos do Departamento Comercial da Direta Sistemas, ficaram à disposição dos participantes para dirimir dúvidas e para esclarecer sobre os sistemas que foram oferecidos.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.