Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem, Restaurantes Gastronomia, Alimentação Preparada, Condomínios, Imobiliárias e Turismo e Hospitalidade de Cascavel e Região – Sechosvel, Cledison Rocha, o “Sindicalismo não é apenas na hora de negociar salário, rescisão do contrato de trabalho e nas dúvidas sobre direitos e benefícios adquiridos durante as convenções classistas. Sindicalismo é o acompanhamento diário em defesa também do bem-estar do trabalhador, seus direitos quanto a saúde e as garantias de que terá uma vida mais repleta de recursos indispensáveis para o bem viver do profissional e de toda a sua família.”
Para Cledison, nem toda empresa, ou ao contrário, a grande maioria, pouco se preocupa com o bem-estar dos seus trabalhadores. São raros os planos de saúde, os benefícios para atendimentos necessários em caso de acidentes ou até mesmo quando a mulher passa por uma gravidez, por exemplo.
Nesta hora entra o papel social do Sindicato, que deixou de ser aquele “propalado inimigo” do empregador. Ao contrário, o Sindicato mostra um papel extra no processo, pois a grande maioria dos sindicatos, especialmente na área de turismo e hospitalidade, vem se adequando ao sistemático atendimento das categorias quando o assunto é o bem-estar social.
Cledison lembra que através do Sindicato o trabalhador tem facilitadas as consultas médicas, odontológicas, oftalmológicas e até psicológicas ou psiquiátricas, quando necessárias. Essa cobertura faz parte do elenco dos convênios estabelecidos, entre outros, com a Central de Benefícios, além de outros mais, que geralmente ocorrem quando a entidade se propõe a dar ampla cobertura ao seu filiado e até mesmo nos acordos firmados nas convenções da classe.
E faz um alerta: “É importante o trabalhador ficar muito atento aos benefícios previstos em algumas convenções coletivas de trabalho. É fundamental que o que for estabelecido na convenção da categoria seja cumprido como verdadeira lei, pois uma cláusula firmada em acordo, tem o seu valor legal e deve ser exigida sempre que for preciso.”
Ele pondera também que ao longo dos últimos anos o Sechosvel sempre primou pelo respeito ao que foi acordado. Acompanhamos de perto os benefícios concedidos. Foram centenas de kits natalidade entregues com produtos para os bebês e suas mães. São benefícios concedidos através de kits natalidade entregues. Nestes casos específicos as empresas também são beneficiadas com o reembolso da licença maternidade. E há outros reembolsos que precisam ser de conhecimento do trabalhador, como o reembolso creche, reembolso casamento, reembolso de rescisões e etc.
“Isso funciona muito bem em Cascavel, no Paraná, onde temos a nossa base, como em centenas de sindicatos espalhados pelo Brasil, filiados à Contratuh.” O trabalhador precisa saber, ficar informado e usufruir desses benefícios, pois são conquistas importantes alcançadas através da política de negociação que os sindicatos exercem. Quem não vem recebendo, precisa se informar melhor com o seu Sindicato.