Filiado a:

Mulheres Parlamentares debatem temas prioritários do G20, em Maceió

Maceió (AL) recebeu, esta semana, quase 300 autoridades na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, grupo de engajamento do G20 Social, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, convidados para a Cúpula e organismos internacionais debatem os temas prioritários do Grupo dos 20 sob a presidência brasileira, com foco na promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, principalmente para meninas e mulheres.

A secretária-executiva do Ministério das Mulheres e coordenadora do Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres do G20, Maria Helena Guarezi, participou na mesa de abertura “Mulheres no Poder” e defendeu que as recomendações tiradas por este grupo de mulheres parlamentares entrem na documentação do P20. “Precisamos caminhar, e não a passos lentos, para que as mulheres estejam em todos os espaços de decisão e poder em condições humanitárias”, completou.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20; a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário, e a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva.

Ainda nesta segunda-feira, o evento sediou sessões de trabalho sobre a promoção da justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas e sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres no Brasil.

Nesta terça (2), o encontro seguiu com debates sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios, combate às desigualdades e promoção da autonomia econômica das mulheres. Um dos objetivos do encontro é a troca de experiências e soluções legislativas através de reuniões bilaterais.

Sobre o P20

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que fortalece a colaboração global para garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que tem papel importante na orientação dos governos do bloco.

Quatro organismos internacionais – União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e 26 países participaram da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas deputadas e senadoras da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia e Rússia. Dos países convidados vieram autoridades de Angola, Espanha, Nigéria, Noruega e Portugal. Países de língua portuguesa também confirmaram presença: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, do Mercosul, Bolívia e Paraguai.

Outra reunião do P20 está prevista para novembro, em Brasília.

Fonte: Ascom MMulheres com foto de Bruno Spada.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.