No dia 29 de junho Roberth dos Santos, presidente do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Pernambuco – SINTIBREF-PE, participou de uma plenária com várias centrais sindicais e inúmeros sindicatos, em Recife. Eles foram visitados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ainda compareceram ex-superintendente do MTE, hoje candidata a vereadora do Recife na condição de sindicalista e também da socióloga e igualmente representante trabalhadora Suzineide Rodrigues.
O encontro serviu para a busca de novas estratégias do movimento sindical de Pernambuco, calcadas principalmente na sua sustentabilidade e na busca de garantias de direitos já conquistados em convenções coletivas.
A conversa com o ministro e as lideranças regionais serviu ainda para a discussão de possíveis melhorias nos sistemas mediador e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O ministro conversou com os servidores e ouviu pedidos e sugestões da categoria, pontuando a necessidade da participação de todos na reconstrução do Ministério do Trabalho, extinto nos primeiros dias de mandado do ex-presidente.
O encontro faz parte de ações do Governo Federal pela aproximação com os órgãos estaduais, fortalecimento da entidade e valorização dos profissionais. Luiz Marinho pontuou a necessidade de um trabalho conjunto nos estados.
“Estimular nossos gestores e lideranças criando uma rede de solidariedade e unidade para expressar o desejo do Presidente Lula. Já começamos a recuperar a economia, chegando a ser a oitava maior do mundo, mas vamos chegar em sexto em breve. Vamos tirar o Brasil do mapa da fome, alcançar o emprego pleno e fazer o nosso povo feliz de novo”, afirmou.
Conscientização
Ao fim da agenda, o Ministro encarregou a Superintendente Patrícia dos Anjos de organizar reuniões periódicas dos representantes dos órgãos federais com o MTE, visando o diálogo. Esta ação pioneira em Pernambuco deve servir como laboratório para todo o Brasil.
O presidente do SINTIBREF-PE, Roberth dos Santos, está atento a todo movimento da área sindical e se diz satisfeito com a oportunidade de fazer parte do processo político regional, dentro das metas da Contratuh, colocando a representação regional à disposição para orientação dos filiados ao voto consciente e responsável nas próximas eleições.
……….