A desigualdade salarial é considerada uma das principais barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, ao lado da baixa representatividade que elas têm em cargos de liderança.
A revista britânica The Economist afirmou que “a igualdade de gênero faz bem ao crescimento econômico!”. Se as empresas tivessem mais mulheres como funcionárias, o PIB per capita da América Latina seria 16% maior.
Se a inclusão de mulheres no mercado de trabalho permite uma diversidade de ideias, pontos de vista diferentes e crescimento econômico, por que as empresas ainda apresentam resistência?
Melhorar
A Lei que combate a diferença salarial entre mulheres e homens no Brasil, fixa multa para as empresas que praticarem essa grave violação dos direitos.
Como membros da sociedade, podemos combater a desigualdade salarial reivindicando políticas públicas e apoiando movimentos e projetos sociais que se dedicam à causa. Dessa forma, o Brasil estará avançando na garantia total dos direitos das mulheres.
Denunciar
Você sabia que é possível denunciar casos de desigualdade salarial pelo celular? Sim! E de forma rápida e sigilosa, você consegue formalizar a denúncia no aplicativo da Carteira de Trabalho.
Veja o passo a passo:
1 – Baixe o app da Carteira de Trabalho
2 – Faça o login com a sua conta Gov (se ainda não tem, veja o passo a passo através do DigitalGov no YouTube)
3 – Entre no app e clique na parte superior onde tem “Desigualdade salarial – Clique e denuncie”
4 – Preencha o formulário
5 – Atenção: selecione a opção “Tipo de denúncia” e clique em “igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611/2023)”
6 – Para finalizar, clique em enviar a denúncia.
Link do canal do DigitalGov no youtube onde ensina como acessar sua conta: https://youtu.be/32-IFfwvuEo?si=AEjz9qE_pNJ87_7D
Fonte: Ascom MMulheres