O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, prestou na manhã de hoje um depoimento de solidariedade, gravado enquanto aguardava uma viagem para o Paraná, no Aeroporto de Brasília, no qual mostra toda a sua preocupação com a situação danosa em que vive o estado sulino, com intensas chuvas e tempestades.
Os boletins oficiais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul dão conta de que nesta sexta-feira (3/5) foram confirmadas 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30/4. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.
Wilson mandou o abraço fraterno a todos os gaúchos. “recebam a minha solidariedade, em especial os trabalhadores de turismo e hospitalidade, filiados da Contratuh e ao povo em geral do Rio Grande do Sul. Sabemos que o momento é de muita dificuldade, mas pedimos a Deus que traga o conforto para todos, que dê a luz, a bênção e a caridade para todos os riograndenses e familiares. Que Deus proteja e tenha piedade de todos, para que sigam a vida trilhando o caminho da paz, da fraternidade e do engrandecimento. Um abraço povo gaúcho”.
Nova Central também
Também a Nova Central Sindical de Trabalhadores expressou sua solidariedade ao povo gaúcho, profundamente afetado pelas fortes chuvas. “A força da natureza deixou marcas de destruição, causando vítimas fatais e inúmeros prejuízos a famílias e comunidades, em especial àquelas que dependem do trabalho diário para sustento. Reconhecemos que essa catástrofe é reflexo das mudanças climáticas exacerbadas por práticas insustentáveis. O constante desmatamento, poluição das águas e do ar, são claros sintomas da ação humana que, infelizmente, se intensificam no Brasil e no mundo, deixando as populações mais vulneráveis como as principais vítimas.
Somente através de ações conjuntas e coordenadas poderemos, enquanto nação, prevenir e mitigar futuros desastres, garantindo a segurança e o bem-estar do povo gaúcho e de todos os brasileiros e brasileiras.
Às famílias, trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam os desafios trazidos por essa adversidade, oferecemos nossos mais sinceros sentimentos e votos de resiliência e força. Que a solidariedade seja a luz nesse momento de escuridão.”
O documento é assinado em nome da diretoria, pelo presidente Moacyr Roberto Tesch Auersvald
………….