É ano de eleição nas principais bases eleitorais do país. Haverá renovação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A grande disputa será por cadeiras nas Câmaras de Vereadores. Os cargos legislativos brasileiros nas Câmaras Municipais se abrem em 5.570 unidades, com representações que vão de 9 a mais de 30 vereadores, dependendo da cidade. Também ficam disponíveis as Prefeituras e Vice Prefeituras em igual número dos nossos municípios.
Com o fim do prazo de desincompatibilização partidária, chegou a hora do movimento sindical também se adaptar ao processo eleitoral e participar da disputa com seus representantes.
Presença da mulher
Ontem o presidente da Contratuh, Wilson Pereira, lembrou que “temos que dar um máximo incentivo aos nossos companheiros para que pleiteiem vaga e usem suas lideranças para disputar as eleições”. Chamou a atenção, em especial a representação feminina.
“Nossas mulheres, que são a maioria em nossos sindicatos e atividade trabalhista, precisam, mais do que nunca, assumir o papel que tanto reivindicam de igualdade e disputar as eleições, melhorando nossas representações em cargos executivos e legislativos. Nesta fase de articulação das pré-candidaturas é preciso a presença dos trabalhadores e trabalhadoras, estas em especial, nos espaços do poder.”
Conquistas
Wilson lembrou também as constantes reclamações de nossas lideranças quanto as dificuldades legislativas que estão sendo oferecidas a classe trabalhadora nos últimos anos, porque houve um esvaziamento das lideranças sindicais no parlamento e nos cargos executivos.
“Precisamos engrossar nossas representações. E isso se faz com participação, com a competição, nas disputas eleitorais. Temos muitas lideranças estacionadas no prestígio classista que podem alçar voos expressivos na política nacional. Esta também será uma forma de lutar pela classe, pois muitas das decisões dependem do executivo e do parlamento. Com nossas representações eleitas, teremos mais peso e formas de defender nossos direitos e conquistas”.
As eleições regionais são importantes porque consolidam bases de representação para voos mais altos às Câmaras Legislativas nos Estados, Distrito Federal e Congresso Nacional, bem como nos cargos executivos de Governadores e até Presidente da República.
………