O turismo foi destaque em janeiro. Só a locação de meios de transportes, teve um crescimento de 16,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
A alta temporada ajudou os segmentos ligados ao turismo no país a registrarem bons resultados no início de 2024. Em janeiro, o faturamento do setor atingiu R$ 17,3 bilhões, o que representa um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento mensal foi constatado pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dos oito segmentos analisados na pesquisa, seis apontaram saldo positivo, com destaque para o grupo de locação de meios de transportes — que reúne as agências de veículos sem motorista —, que cresceu 16,5% em relação ao mesmo período em 2023, registrando um faturamento de R$ 2,2 bilhões.
Os setores de transporte aéreo e o de alojamento foram responsáveis pela maior parte do faturamento de janeiro, com R$ 4,7 bilhões e R$ 2,44 bilhões, respectivamente. As atividades culturais e o transporte aquaviário computaram 5% e 5,5%. As quedas foram registradas no setor de transporte rodoviário de passageiros, com um faturamento 13,7% menor do que janeiro de 2023, e em agências de viagens, com 0,7% a menos que o mesmo período do ano passado.
Na análise por região, 20 das 27 unidades federativas registraram crescimento do faturamento em janeiro, na comparação anual. Dentre elas, as que apresentaram as maiores variações do mês foram: Acre (22,7%), Rondônia (8,9%), Amazonas (8,7%) e Distrito Federal (7,2%). Já as que mais faturaram foram: São Paulo (R$ 4,41 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 1,25 bilhões), Minas Gerais (R$ 1,17 bilhão) e Santa Catarina (R$ 868 milhões).
Maior incentivo
O Ministério do Turismo lançou no ano passado programas para estimular o brasileiro a fazer as malas e ver de perto todo o potencial do país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com empresas aéreas que busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao destino final); e o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.
O MTur também tem atuado pela ampliação da conectividade aérea. Em parceria com a Embratur e outros ministérios do governo federal, bem como com as próprias companhias aéreas, o órgão trabalha no sentido de aumentar o número e a frequência de voos disponíveis no país. Essa cooperação já resultou, por exemplo, no anúncio de uma grande malha aérea para a alta temporada no Brasil, que dispõe de mais de 90 rotas nacionais e internacionais.
Fonte: Ascom MTur por Paula Rosa
………