A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) completou domingo, dia 26, 35 anos de atividades. Fundada em 26 de novembro de 1988, tem a sua base na Capital Federal, Brasília, e está espalhada por todo o Brasil através das Federações, Sindicatos e unidades filiadas, representantes das áreas de Turismo e Hospitalidade.
Sua grande missão nestas três décadas e meia é garantir a unidade e a força de representação dessas entidades, buscando conquistas trabalhistas e se empenhando em todas as formas de luta pelos direitos da classe trabalhadora que representa.
“Somos uma classe de grande valor e temos a missão de honrar todos os brasileiros, independentemente de função ou importância administrativa ou de liderança”, lembra o presidente atual, Wilson Pereira, que cumpre o seu segundo mandato à frente da entidade.
“A Contratuh representa a força de nossa representação e tenho orgulho de dirigir pelo segundo mandato consecutivo este grupo harmonioso, trabalhador e cumpridor de suas obrigações”, ressalta Wilson, procurando contemporizar os tempos de dificuldade que o movimento sindical brasileiro viveu nos últimos seis anos, relegado a um plano inferior por força da indiferença exercida pelas autoridades políticas do país. “Ainda estamos ressurgindo de tempos difíceis, mas para isso temos contado com a perspicácia e o labor de nossos filiados”.
O dia 26 de novembro, além do aniversário da Contratuh é destacado também pela Lei 12.884, de 21 de novembro de 2013, criada pelo deputado federal do Paraná. Alex Canziani, coincidindo data como Dia Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade.
Desde que foi fundada a Contratuh tem a missão de valorizar a cidadania como forma de integração, inserção e manutenção do trabalhador no mercado de trabalho, garantindo para isso a sua dignidade como profissional, exerça ele da mais simples a mais graduada condição de labor.
“Quero, novamente este ano de 2023, como presidente e esperançoso de que a situação vai aos poucos sendo retomada para melhorias ao setor, enviar o meu abraço a todos que ombreiam conosco nesta luta, principalmente aos companheiros de diretoria que se espalham de norte a sul desta imensa nação na defesa da classe. É meu dever, como presidente da Confederação destacar a importância de cada um daqueles que empunham a nossa bandeira e vestem a camisa da Contratuh. Parabéns a todos, nunca esquecendo o nosso lema: Juntos Somos Fortes!”
……….