Filiado a:

Ponte de Guaratuba PR, promete melhorar o turismo

Finalmente o Governo do Paraná iniciou a construção da ponte de ligação entre os municípios litorâneos de Guaratuba e Matinhos, uma obra histórica esperada há mais de 30 anos e que finalmente promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Guaratuba para o lançamento do marco da estrutura, com a instalação do canteiro de obras na cabeceira da futura ponte. O governador enfatizou a concretização de um sonho antigo da população paranaense.

Segundo Ratinho Junior, a intervenção vai permitir um avanço exponencial para o desenvolvimento socioeconômico de Matinhos, Guaratuba e os demais municípios da região.

O investimento total na obra é de 386 milhões e 900 mil reais, com prazo de 24 meses para a execução. A obra começa dois dias após a Justiça determinar a retomada imediata da execução da ponte. Quarta-feira, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF4, desembargador Fernando Quadros Silva, derrubou a liminar em primeira instância solicitada pelo Ministério Público Federal que suspendia a licença ambiental prévia da construção.

A licença que liberou o início da obra foi emitida nessa semana pelo IAT, Instituto Água e Terra. Chamada de Licença Ambiental Simplificada, a liberação é decorrente da Licença Prévia e permite, entre outras ações, justamente a instalação do canteiro industrial de apoio à obra principal e demais acessos, incluindo a fabricação de artefatos de concreto. De acordo com o presidente do IAT, Everton Souza, a equipe técnica do órgão trabalhou para garantir que todos os aspectos da obra sejam ambientalmente sustentáveis e sigam a legislação vigente.

Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte representa um salto qualitativo para os turistas que visitam as praias paranaenses durante a alta temporada, mas sobretudo a melhoria da qualidade de vida da população que reside nas duas cidades.

Fonte: AEN PR por Nathália Gonçalves e foto reprodução

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.