Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelam que a demanda doméstica de passageiros atingiu 7,6 milhões, no mês de setembro, mantendo a tendência de recuperação.
Com essa alta, o setor se aproximou quase 100% (97,1%) dos níveis observados em setembro de 2019, período pré-pandemia.
Na comparação com setembro de 2022, a demanda doméstica de passageiros, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), aumentou 5,1%, enquanto a oferta, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), cresceu 3,8%.
“Esse crescimento é resultado de um trabalho constante do governo federal para acelerar a recuperação do setor aéreo e, também, do Turismo nacional. Os dados refletem não apenas números, mas um segmento mais forte e que está pronto para receber iniciativas como o “Conheça o Brasil: Voando”, que vai auxiliar ainda mais o seu crescimento”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Números ótimos
Em agosto, o setor aéreo apontou o melhor oitavo mês da história, com um recorde de mais de 8,2 milhões de passageiros voando pelo país.
Esse número também representou 4,34% maior do que o contabilizado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. No mercado doméstico, o setor alcançou 60,5 milhões, uma alta de 14,1% na comparação com oito primeiros meses de 2022.
Fonte: Ascom MTur, por Vitória Moura, e foto do Banco de Imagens
……….