Filiado a:

“Outubro Rosa” orienta a criação de coordenadorias sindicais

A imagem de Marcela Xavier Leite, acabou se consagrando como o símbolo do Outubro Rosa de 2023, da Contratuh

A proposta foi da diretora da Mulher e Gênero, Maria dos Anjos Hellmeister. A ideia é de se criar em cada representação sindical filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh, uma coordenadoria que preste o acolhimento e esteja preparada para dar orientação às pessoas que precisarem encaminhamento para o tratamento do câncer ou em qualquer outra situação. O presidente da Contratuh, Wilson Pereira, abraçou a ideia e enfatizou, ao fim da Roda de Conversa, nesta manhã de terça-feira (24/10), que o assunto seja levado à sério e conta com a aquiescência de todos os sindicatos.

Muita emoção

A reunião, mesmo que remota, tomou rumos de muita emoção e sensibilidade de todos a partir das manifestações das representantes do SindeBeleza, notadamente da representante de Santos, Marcela Xavier Leite, que trouxe a sua experiência pessoal com o câncer de mama (ela ainda está em fase de recuperação) e a sua luta contra a doença. Testemunhou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo SindeBeleza de São Paulo, que colocou toda a sua atenção e a ajudou a enfrentar o problema com amparo médico e psicológico. “Recebi o apoio para enfrentar a doença, a quimioterapia e a radioterapia, além da ajuda psicológica fundamental neste momento”, enfatizou.

Mariazinha e suas diretoras Débora Tavares e Maria Aparecida “Bia” de Oliveira lembraram o trabalho que vem sendo feito na ajuda das mulheres que enfrentam o trauma de perder os cabelos durante a doença, fato extremamente impactante, como exemplificaram na declaração de uma das mulheres beneficiadas: “a ausência da mama eu consigo esconder, mas a falta do cabelo é impossível”.

Como o SindeBeleza atua na área de cabeleireiros, através de um convênio com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, nos cursos de “perucas” que são ministrados, há a coleta de cabelos nos salões, que são enviados para a confecção de perucas, que ao fim do curso são destinadas a pessoas acometidas pelo câncer e que se veem na condição de perder os cabelos. É um ato de solidariedade com enorme efeito psicológico e que tem ajudado a muitas mulheres vítimas do câncer.

Homens também

A participação masculina durante o encontro foi considerada também muito importante. “Daqui vamos retirar exemplos para já organizarmos outros vários eventos, como é o caso do “Novembro Azul”, que trata do problema masculino, do câncer de próstata”, destacou a advogada e diretora Jovem,  Jéssica Marques, que coordenou os trabalhos.

Houve até participação internacional, direto de Montevidéu, no Uruguai, onde Amália Antúnez, representando o UITA, fez referências elogiosas ao tema e ao formato do encontro, destacando “a lucidez da diretoria da Contratuh, em trazer temas tão delicados para a discussão sindical”.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.