O presidente da Contratuh e diretor da Nova Central Sindical, Wilson Pereira, cumpriu a missão de representar o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, nas comemorações dos 64 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília, no último dia 25 de agosto de 2023, na Sede do Sindicato.
Pereira foi recepcionado pelo presidente do Sticombe, Raimundo Salvador da Costa Braz, que durante a solenidade comemorativa lembrou das mais de seis décadas em que o Sindicato vem atuando em favor da classe trabalhadora da área, com base territorial no Distrito Federal e nos municípios goianos de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Corumbá de Goiás, Formosa Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Wilson Pereira conheceu que os primeiros movimentos dos trabalhadores da construção e do mobiliário da nova Capital iniciaram-se em 1958 com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Luziânia, Planaltina e Formosa, com sede em Planaltina-GO, sendo reconhecida como Sindicato em 27 de agosto de 1959, com base nos mesmos municípios, inicialmente.
Na capital
Com a inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, o Sindicato estendeu sua base para a nova Capital da República, com pedido deferido em 29 de julho de 1960, junto com a mudança da denominação da entidade para Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília-DF, com sede na Capital.
Direitos do trabalhador
O dirigente da Nova Central destacou que a luta do Sindicato foi sempre voltada na defesa dos direitos dos trabalhadores, na melhoria das condições de trabalho, na qualificação e capacitação, bem como em busca do pleno emprego.
O Sticombe busca de resguardar os direitos dos trabalhadores, melhorar os níveis de remuneração e as condições de saúde e segurança no trabalho e contribuir para a qualificação e capacitação profissional. O esforço é também para reduzir os altos índices de acidentes no trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, da construção e do mobiliário.
Ações recentes
A atual diretoria do STICOMBE-Brasília, no compromisso de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e assegurar aos seus sindicalizados vários benefícios, além do que foi firmado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), assinou Convênio, garantindo o acesso dos associados e dependentes a cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Faculdade Republicana, de Brasília.
Wilson Pereira também constatou que outros convênios nas áreas de saúde, farmácia, educação, lazer, transporte, seguro, entre outros, já firmados pelo Sindicato continuam atendendo todos os filiados.
“É uma honra representar a nossa Nova Central e trazer o abraço do presidente Moacyr a todos os sindicalizados, colocando sempre ao dispor de todos a estrutura da Nova Central, em busca sempre do interesse do trabalhador, que para nós, é soberano!”, frisou.
Bom relacionamento
Um dos pontos destacados por Wilson Pereira foi o bom relacionamento que persiste entre trabalhadores e empresários e a positiva negociação quando a questão trabalhista é colocada na mesa. “Os vários empresários que participaram do encontro são um registro da inconteste boa relação que há entre os setores, o que se faz fundamental para que o setor impulsione suas atividades para o engrandecimento do Brasil”, ressaltou.
……….