O Ministério do Turismo do governo Lula foi o primeiro a sofrer mudança no seu comando. Saiu a ministra Daniela Carneiro e entra o deputado federal do Pará, Celso Sabino. Ele já está no cargo, mas será oficialmente empossado nesta quinta-feira, dia 3 de agosto.
A solenidade está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto. Os diretores da Contratuh, Wilson Pereira, presidente e Moacyr Auersvald, vice-presidente e também presidente da Nova Central são convidados para esta solenidade.
Quem é Sabino?
O deputado federal pelo estado do Pará, Celso Sabino, é nascido em Belém, tem 44 anos e é formado em Direito e Administração. Sua nomeação foi publicada dia 14 de julho, no Diário Oficial da União.
Auditor fiscal concursado pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), Celso Sabino iniciou a vida pública exercendo mandato como Deputado Estadual nos anos de 2011 e 2012 e, posteriormente, entre os anos de 2015 e 2018.
Atuou, também, como Secretário Estadual de Trabalho Emprego e Renda – 2012 e 2013 – e presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (IMETROPARÁ) entre 2013 e 2014.
Foi eleito Deputado Federal em 2018 e em 2022. Sua atuação na Câmara dos Deputados se deu, principalmente, em temas relacionados à economia, tributação e desenvolvimento regional.
Sabino foi relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados em 2021, desempenhando um papel importante na discussão e elaboração do projeto.
Em 2022, o então deputado foi eleito, por aclamação, como novo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Celso Sabino foi o primeiro paraense a presidir a Comissão.
Reforma tributária
Durante a discussão do texto da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, o deputado pediu ao relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro, que incluísse no texto uma redução de 50% na alíquota dos impostos aplicados ao turismo.
Fonte: Ascom MTur, foto O Estado de S. Paulo
……….