Filiado a:

Simone Tebet diz que juros precisam cair

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), expressou preocupação em relação à taxa básica de juros (Selic) do Brasil, que se encontra em 13,75% ao ano, patamar real mais alto do mundo. Segundo Tebet, o Brasil “vai precisar de um Desenrola por ano” caso a taxa Selic permaneça em níveis elevados.

“Não adianta fazer o Desenrola para aliviarmos a vida das pessoas e apresentar um programa eficiente sob todos os aspectos se temos juros de 13,75%. O Brasil não comporta um Desenrola todos os anos”, disse Tebet nesta sexta-feira (14).

A atual política de juros do Banco Central vem sendo criticada duramente pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por setores do empresariado, além de parte do mercado financeiro.

A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, responsável por definir a taxa de juros, está agendada para os dias 1 e 2 de agosto. Há um consenso no mercado de que a Selic será reduzida, mas ainda não se sabe se a redução será de 0,25 ou 0,5 ponto percentual.

Em entrevista à Rede TV, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse haver espaço para um corte maior do que 0,25 ponto percentual. “É a expectativa de todo mundo a essa altura, 100% dos analistas esperam corte… Agora o problema não é mais quando, mas quanto”, disse o ministro.

Fonte: ICL Economia

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.